Serviços

 

flyer railflyer rail_versoPara a equipa da RAIL tornou-se claro, ao longo dos últimos anos, que as evidentes fragilidades da iniciativa local, seja ela de carácter empresarial, associativo, cooperativo ou institucional, não têm necessariamente que condenar a priori a viabilidade dos projectos. Pelo contrário, se devidamente acolhidas e acarinhadas, as ideias amadurecem e podem concretizar-se.

Por isso é tão importante actuar ao nível do apoio à iniciativa, disponibilizando aos/às promotores/as de negócios e de outros empreendimentos uma resposta integrada e qualificada que inclui informação, formação, assistência técnica e acompanhamento individualizado, em articulação interinstitucional com os agentes que, no território e fora dele, têm responsabilidade a este nível. É de resto este trabalho em rede de capacitação que pode fazer a diferença e contribuir para a necessária evolução em termos de criação de emprego e riqueza, de aposta na inovação, na qualidade, na certificação, no associativismo, na motivação para o risco calculado, etc., realidades em que, de modo geral, se investe ainda pouco em territórios de baixa densidade, afastados dos grandes centros de decisão.

De entre os serviços que prestamos, distinguimos:

 

● DIAGNÓSTICO / AVALIAÇÃO DE PERFIL E DA IDEIA
Qual a sua motivação para empreender e criar um negócio? Até que ponto a sua ideia de negócio é compatível com aquilo que sabe fazer e que deseja para si próprio/a? Em que medida pode fazer melhor do que os outros e/ou diferente dos outros? Como vai converter a sua ideia de negócio em produtos ou serviços com valor? Que dificuldades e oportunidades identifica e que condições reúne para enfrentar o mercado? Quais as necessidades de financiamento?
● PLANO DE NEGÓCIO
Sabia que sete em cada dez empresas que iniciam a sua actividade sem Plano de Negócio acabam por fechar? E que, pelo contrário, entre as que o elaboram apenas três em dez encerram portas? Este registo vem provar que ter uma ideia de negócio, por melhor que seja, e recursos económicos e financeiros, por maiores que sejam, não bastam para assegurar o sucesso de um projecto empresarial.
● MÓDULOS DE FORMAÇÃO E SESSÕES DE DIVULGAÇÃO
Que tipo de formação, empresarial e outra, devo adquirir? Que competências técnicas e / ou profissionais são necessárias? Onde e como posso contactar com boas práticas que me inspirem a fazer o meu caminho?
● FINANCIAMENTO & INCENTIVOS
Que áreas do seu negócio/actividade necessitam de investimento e quais os montantes envolvidos? Conta com capital próprio necessário para iniciar a actividade? Precisa de financiamento externo e em que proporção? Quer saber que tipo de financiamento pode ser mais conveniente para o seu caso? Será que o seu projecto pode beneficiar de incentivos financeiros? Quais os programas vigentes, qual o que melhor se adequa ao seu projecto e quais as condições de acesso?
● ACOMPANHAMENTO PÓS-CRIAÇÃO
Criou a sua empresa ou concretizou a sua actividade mas ainda tem receios e dúvidas que precisa vencer? Necessita de apoio à gestão quotidiana, promoção ou comercialização do seu negócio/actividade e não sabe onde buscá-lo ou a quem recorrer? Ainda não encontrou uma estratégia de consolidação para a sua empresa/actividade? Precisa de ajuda para introduzir factores de inovação e qualidade, que tornem competitivo e sustentável o seu negócio/actividade?
● ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA
Quer saber se a sua ideia/projecto de negócio é viável e rentável? Quer certificar-se que o seu projecto de investimento vai acrescentar mais valor do que aquele que lhe vai custar para o implementar?
● ESTRATÉGIA E PLANO DE MARKETING
Qual a proposta de valor dos meus serviços ou produtos? Qual o seu perfil? O que vou fazer para dar a conhecer os produtos/serviços da minha empresa? Por que valor estão os clientes realmente dispostos a pagar? Quem são os meus concorrentes, actuais e potenciais? Quais pontos fortes e fracos dos seus negócios? Que vantagens/desvantagens em cooperar estrategicamente com empresas não concorrentes/concorrentes?
● CONSTITUIÇÃO E INSTALAÇÃO DA EMPRESA
Que forma jurídica pretendo para a minha empresa? Vou criá-la sozinho/ou com outras pessoas? Quais as vantagens em termos contabilísticos e fiscais de adoptar uma determinada forma jurídica? Quais os passos necessários para formalizar a empresa? Como vou contratar os recursos humanos de que necessito? A actividade que pretendo desenvolver está obrigada a algum tipo de licenciamento? E quais os organismos responsáveis para esse efeito? Que marcas e nomes comerciais vou criar? Justifica-se o seu registo/obtenção de patente?

 

NOTA: Enquanto entidade credenciada pelo IEFP para prestar Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projectos no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), a ADCMoura presta apoio técnico gratuito, mediante celebração de protocolo com desempregados inscritos em Centros de Emprego, nos domínios do desenvolvimento de competências empreendedoras, na elaboração do plano de investimento e de negócios, no acompanhamento e consultoria após aprovação de projectos (ver informação aqui).