Sobre o projeto…

 

Maquina 2

A Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura iniciou, no passado dia 01 de janeiro de 2014, o projeto Alinhavos –E5G, aprovado no âmbito do Programa Escolhas, que terá um período de vigência de 1 ano (até 31 de dezembro de 2014).

É um projeto destinado a 15 jovens mulheres, entre os 18 e os 30 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social (beneficiários de prestações sociais, desempregadas), tendo como missão a sua integração socioprofissional, através de um conjunto de acções que visam a sua capacitação pessoal e profissional,  na área da Costura.

Em termos metodológicos prevê duas fases, que correspondem temporalmente a dois semestres de execução: no primeiro semestre, as atividades centram-se na capacitação pessoal e na qualificação profissional do público-alvo, com recurso à formação modular certificada na área da Costura, de acordo com o CNQ; o segundo semestre volta-se, sobretudo, para a experimentação das competências adquiridas numa Oficina de Costura e para o estímulo do potencial empreendedor do grupo, e de cada um/a, numa perspetiva de reforço da confiança, da capacidade de planeamento e do conhecimento pela prática, de forma a que se torne possível traçar um projeto de vida futuro inclusivo.

A atividade Oficina de Costura é, realmente, considerado o verdadeiro coração deste projeto, na medida em que se pretende a constituição de um grupo organizado de inclusão produtiva, preparado para confecionar e comercializar artigos de costura. O contacto com experiências neste domínio, noutros locais, é inspirador e demonstra de que o investimento pessoal nesta área poderá ter retorno.

Ao longo do seu ano de execução, este grupo de jovens será igualmente acompanhado e apoiado através da participação em actividades complementares, promotoras das suas competências pessoais, sociais e de empregabilidade. Para este fim, foi criado um dispositivo de carácter transversal, designado Clube Geração Ativa que irá desenvolver várias ações: Programa Jovens com Competências, Workshops Temáticos, Mundo do Trabalho, visitas de exploração do meio, Plano Pessoal de Futuro.

Tendo em conta as características do público para o qual está direcionado, o impacto esperado é o de promover o gosto pelo exercício organizado de uma profissão, a responsabilidade, a iniciativa e dar maiores condições para a autonomia destas jovens.

Como meios de divulgação do projeto e dos seus produtos, estão previstos a utilização de diversos recursos, nomeadamente a criação de um blogue, a participação em feiras, ações de divulgação direta em freguesias limítrofes e a criação de um espaço de exposição e comercialização dos artigos de costura criados na actividade  de Oficina.

A parceria do projeto Alinhavos-E5G foi construída de forma a articular recursos locais em prol da integração socioprofissional dos seus destinatários. Foram mobilizadas, para além da entidade promotora e gestora – a ADCMoura, a Câmara Municipal de Moura, estruturas locais/regionais do IEFP, I.P. e ISS,I.P. que desempenham um papel ativo em diversas atividades do projeto.