< Roda-Viva 3/3
INSERÇÃO SÓCIO-PROFISSIONAL DE JOVENS

âmbito das iniciativas a desenvolver

OFICINAS ARTÍSTICO-PROFISSIONAIS

Sessões curtas (1, 2 dias) de promoção/divulgação de iniciativas empresariais, para grupos de 8 a 12 jovens até aos 25 anos, em áreas como design (moda, gráfico...), multimédia (som, imagem, video, fotografia...), publicidade e marketing, decoração (vitrinismo, decoração de interiores...), expressões plástica e dramática, arqueologia, entre muitas outras. Conceder-se-á prioridade a temas/áreas de procura crescente para as quais não existe ainda oferta local.

Pretende-se que as sessões sejam conduzidas por empresários ou membros de associações que actuam naquelas áreas, por forma a que os jovens do concelho de Moura tomem contacto, não apenas com os equipamentos e processos, mas igualmente com as experiências relacionadas com a constituição de empresa ou da associação e sua inserção no meio sócio-económico. As sessões serão acompanhadas do fornecimento de informação sobre locais de formação (superior ou profissional) relacionada com o tema abordado.


INQUÉRITO AOS JOVENS

Realização de um inquérito junto dos jovens desempregados entre os 16 e os 25 anos que possibilite um levantamento exaustivo da realidade do concelho quanto às suas habilitações/ formação, motivações, expectativas, projecto de vida e interesses.
Assumindo-se como um instrumento indispensável à planificação abalizada das restantes actividades a desenvolver no âmbito desta Acção, é objectivo específico desta actividade propor áreas/temas (ao Projecto como às entidades parceiras) especialmente tendentes a conduzir à inserção sócio-profissional dos jovens, ainda que a médio prazo.


FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Elaboração de candidaturas de acções de formação nas áreas que concitem especial interesse, quer por via das escolhas do público-alvo, quer em função da perspectiva de desenvolvimento da base sócio-económica local.
A formação deverá realizar-se em áreas que proporcionem uma aquisição alargada de competências (capacidade de iniciativa, organização, trabalho em equipa, gestão, informática, conhecimento do meio, criatividade, etc. com vista à criação/ desenvolvimento da “versatilidade profissional”, tida como indispensável face aos actuais requisitos/ características da inserção sócio-profissional.


APOIO TÉCNICO NA PROCURA/ CRIAÇÃO DE EMPREGO
E NA CONSTRUÇÃO DE CARREIRA

Acompanhamento personalizado dos jovens nas diversas fases do processo de inserção profissional.
Criação de uma Bolsa de Estágios, contando com empresas/ associações/ outras entidades locais ou do exterior.
Disponibilização de serviços e equipamentos (articulação com a Acção 1) aos jovens trabalhadores independentes e empresários que pretendam inserir-se no mercado do teletrabalho.
Acompanhamento dos jovens ao longo do processo de orientação vocacional e profissional, formação, acção de procura/ criação de emprego.

 
< Roda-Viva 3/3