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Inserido
num projecto mais vasto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
candidatado ao Programa Operacional do Emprego, Formação
e Desenvolvimento Social (POEFDS, Medida 5.1), o Projecto Envolvimento
Parental na escola está presente em sete Escolas Básicas
do 1º ciclo, uma Escola Básica Integrada e três Jardins
de Infância, estando representadas todas as localidades do concelho
de Moura (Amareleja, Moura, Póvoa de S. Miguel, Safara, Santo
Aleixo da Restauração, Santo Amador, Sobral da Adiça).
Contempla um conjunto
diversificado de actividades pedagógicas dirigidas a alunos e
pais, com forte componente experimental, prática e traduzível
em produtos tangíveis com forte impacto a nível das respectivas
comunidades. Estas actividades decorrem da identificação
de temas federadores que têm por base o levantamento prévio
de necessidades não satisfeitas e/ou a valorização
de recursos dos referidos territórios pelos diferentes actores
deste processo (pais, alunos, professores e técnicos), que nele
participam como co-autores e co-actores, na medida em que são
chamados a envolver-se nos diferentes momentos de planificação
e concretização de actividades e avaliação
de resultados.
Em Amareleja, o
tema consiste na criação de uma horta pedagógica
na escola; em Moura, no arranjo paisagístico da escola; na Póvoa
de S. Miguel e Estrela, na importância dos ecossistemas de montado
de sobro e azinho; em Safara, na valorização do património
construído da aldeia e da arquitectura tradicional de um modo
geral; em Santo Aleixo da Restauração, no estudo e aproveitamento
das potencialidades do baldio comunitário; em Santo Amador, na
observação e conservação de aves; em Sobral
da Adiça, na identificação das potencialidades
da Serra da Adiça, nomeadamente nas suas componentes de hidrogeologia,
biologia e património cultural.
Esta ligação
ao meio permite desde logo uma maior contextualização
da Acção Educativa Escolar e a sua adequação
às especificidades locais, possibilitando que a escola se transforme
progressivamente num pólo de desenvolvimento dos territórios
onde se encontra inserida. |
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