Serviços

 

flyer railflyer rail_versoPara a equipa da RAIL tornou-se claro, ao longo dos últimos anos, que as evidentes fragilidades da iniciativa local, seja ela de carácter empresarial, associativo, cooperativo ou institucional, não têm necessariamente que condenar a priori a viabilidade dos projectos. Pelo contrário, se devidamente acolhidas e acarinhadas, as ideias amadurecem e podem concretizar-se.

Por isso é tão importante actuar ao nível do apoio à iniciativa, disponibilizando aos/às promotores/as de negócios e de outros empreendimentos uma resposta integrada e qualificada que inclui informação, formação, assistência técnica e acompanhamento individualizado, em articulação interinstitucional com os agentes que, no território e fora dele, têm responsabilidade a este nível. É de resto este trabalho em rede de capacitação que pode fazer a diferença e contribuir para a necessária evolução em termos de criação de emprego e riqueza, de aposta na inovação, na qualidade, na certificação, no associativismo, na motivação para o risco calculado, etc., realidades em que, de modo geral, se investe ainda pouco em territórios de baixa densidade, afastados dos grandes centros de decisão.

De entre os serviços que prestamos, distinguimos:

 

● DIAGNÓSTICO / AVALIAÇÃO DE PERFIL E DA IDEIA
Qual a sua motivação para empreender e criar um negócio? Até que ponto a sua ideia de negócio é compatível com aquilo que sabe fazer e que deseja para si próprio/a? Em que medida pode fazer melhor do que os outros e/ou diferente dos outros? Como vai converter a sua ideia de negócio em produtos ou serviços com valor? Que dificuldades e oportunidades identifica e que condições reúne para enfrentar o mercado? Quais as necessidades de financiamento?
Fazer o diagnóstico das condições de partida de qualquer processo empreendedor implica responder as estas questões cruciais. É isso fundamentalmente o que propomos nesta fase contando com o envolvimento do próprio/a promotor/a, de modo a:
– aferir as suas competências pessoais e profissionais, e como podem ser trabalhadas e melhoradas com vista ao êxito do seu projecto empresarial;
– explorar o potencial da sua ideia de negócio, alertando-o/a para os pontos fracos e fortes, as dificuldades e as oportunidades associadas;
– fornecer informação sobre sistemas de apoio financeiro, sobre as tendências de mudança que acompanham o negócio concreto e sobre o(s) mercado(s) em que pretende instalar-se (clientes, concorrência, fornecedores).

Fazendo uso de técnicas e ferramentas criativas, a nossa equipa estará totalmente disponível para construir consigo os pré-requisitos para o sucesso do seu negócio.

● PLANO DE NEGÓCIO
Sabia que sete em cada dez empresas que iniciam a sua actividade sem Plano de Negócio acabam por fechar? E que, pelo contrário, entre as que o elaboram apenas três em dez encerram portas? Este registo vem provar que ter uma ideia de negócio, por melhor que seja, e recursos económicos e financeiros, por maiores que sejam, não bastam para assegurar o sucesso de um projecto empresarial.
A construção de um Plano de Negócio faz seguramente toda a diferença na hora de saber se vale a pena criar, manter ou ampliar o seu negócio, e fundamentalmente por duas ordens de razão. Primeiro, porque se trata de testar, desenvolver e concretizar a ideia de negócio, de forma estruturada e integrada, ponderando todos os factores e avaliando todas as possibilidades que podem condicionar o seu sucesso, para se concluir se é rentável e viável a médio e longo prazo. O objectivo deste exercício é, no fundo, o de aumentar a probabilidade de êxito e minimizar os riscos do negócio para o/a promotor/a. Por outro lado, num plano externo, o Plano de Negócio constitui um “cartão de apresentação” muito útil em diferentes situações: obtenção de financiamentos e incentivos junto de bancos ou outras entidades, captação de clientes, parcerias com fornecedores e convencimento de sócios para participar no capital da empresa, etc, etc. Chamados a participar na elaboração do seu Plano de Negócio, iremos ajudá-lo/a a tomar as decisões mais acertadas e a não desviar-se dos seus objectivos.
● MÓDULOS DE FORMAÇÃO E SESSÕES DE DIVULGAÇÃO
Que tipo de formação, empresarial e outra, devo adquirir? Que competências técnicas e / ou profissionais são necessárias? Onde e como posso contactar com boas práticas que me inspirem a fazer o meu caminho?
Para quem dá início a uma actividade empresarial, associativa ou cooperativa, a aposta na formação e na qualificação não deve ser de modo algum negligenciável, mesmo que o/a promotor/a possa reunir um conjunto amplo de outros requisitos: conhecimentos gerais sobre a actividade, o enquadramento legal da actividade e os sistemas de incentivo ao seu dispor, capacidade de investimento, instalações, etc.

Nesse sentido, a RAIL oferece módulos de formação e sessões de divulgação em função das necessidades concretas do/a promotor/a:
– módulos de formação destinados a aumentar o grau de conhecimento dos/as empresários/as e de potenciais promotores/as de projectos, em relação a temas relevantes para o exercício da actividade empresarial (criação da própria empresa, contabilidade e fiscalidade, organização e gestão de empresas, qualidade, marketing, licenciamento comercial e industrial, igualdade de oportunidades, responsabilidade social, etc.).
– sessões de divulgação para conhecimentos de boas práticas ou casos de sucesso pensados em função das características de cada projecto e das necessidades específicas do/a promotor/a (recursos a empresas, associações, cooperativas e outras instituições consideradas inovadoras ou exemplos de qualidade nos vários aspectos da gestão).

● FINANCIAMENTO & INCENTIVOS
Que áreas do seu negócio/actividade necessitam de investimento e quais os montantes envolvidos? Conta com capital próprio necessário para iniciar a actividade? Precisa de financiamento externo e em que proporção? Quer saber que tipo de financiamento pode ser mais conveniente para o seu caso? Será que o seu projecto pode beneficiar de incentivos financeiros? Quais os programas vigentes, qual o que melhor se adequa ao seu projecto e quais as condições de acesso?
Responder a estas questões é fundamental, por um lado, para o/a promotor/a ficar a conhecer as necessidades iniciais de capital, justificando assim a sua utilização (plano de investimento), e, por outro lado, para definir quais as fontes de financiamento disponíveis para fazer face às despesas de arranque e funcionamento da actividade (plano de financiamento).

Se precisa de apoio neste domínio, a nossa equipa ajudá-lo/a-á a determinar o investimento necessário para a sua actividade e a encontrar a melhor solução de financiamento, nomeadamente através da elaboração de candidaturas a incentivos específicos.

● ACOMPANHAMENTO PÓS-CRIAÇÃO
Criou a sua empresa ou concretizou a sua actividade mas ainda tem receios e dúvidas que precisa vencer? Necessita de apoio à gestão quotidiana, promoção ou comercialização do seu negócio/actividade e não sabe onde buscá-lo ou a quem recorrer? Ainda não encontrou uma estratégia de consolidação para a sua empresa/actividade? Precisa de ajuda para introduzir factores de inovação e qualidade, que tornem competitivo e sustentável o seu negócio/actividade?
Esta dimensão refere-se ao acompanhamento técnico necessário à evolução de qualquer negócio/actividade nos primeiros tempos de vida, período crítico em que se verifica um elevado índice de mortalidade das iniciativas. Para ajudar a colmatar este problema, a RAIL disponibiliza apoio corrente nos primeiros tempos de gestão do, articulando acompanhamento generalista com consultoria especializa, em áreas como fiscalidade, contabilidade, legislação laboral, etc.
● ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA
Quer saber se a sua ideia/projecto de negócio é viável e rentável? Quer certificar-se que o seu projecto de investimento vai acrescentar mais valor do que aquele que lhe vai custar para o implementar?
Quando falamos de viabilidade de um negócio, devemos considerar a viabilidade profissional do/a promotor/a (se reúne competências), a viabilidade comercial (se o mercado existe), a viabilidade técnica (se é possível criar o produto/serviço), a viabilidade jurídico-legal (se é permitido) e a viabilidade económica e financeira (se é rentável). Peça indissociável do Plano de Negócio, embora possa ser enquadrado também numa potencial candidatura a financiamento/incentivos disponíveis, o estudo de viabilidade económica e financeira permite demonstrar, analisar e avaliar a capacidade do investimento em gerar valor para o/a promotor/a com base na exploração da competitividade do seu negócio/empresa, não esquecendo as mudanças que ocorrem ou podem vir a ocorrer no mercado. Apoiando-o/a na elaboração do estudo de viabilidade económica e financeira, a RAIL produzirá todas as demonstrações financeiras necessárias à reunião de informação útil para que possa optar pela solução que melhor responde às suas necessidades, sem incorrer em riscos desnecessários.
● ESTRATÉGIA E PLANO DE MARKETING
Qual a proposta de valor dos meus serviços ou produtos? Qual o seu perfil? O que vou fazer para dar a conhecer os produtos/serviços da minha empresa? Por que valor estão os clientes realmente dispostos a pagar? Quem são os meus concorrentes, actuais e potenciais? Quais pontos fortes e fracos dos seus negócios? Que vantagens/desvantagens em cooperar estrategicamente com empresas não concorrentes/concorrentes?
Colocar e responder a estas questões tem subjacente a construção de uma Estratégia de Marketing e a sua operacionalização através de um Plano de Marketing. Trata-se de um exercício em contínua actualização pelo qual as empresas, após análise interna e do meio envolvente (forças de mercado, tendências-chave, forças macroeconómicas, etc.), identificam reais oportunidades de consumo com vista ao aumento das vendas e à satisfação dos consumidores. No âmbito da RAIL, dispomos de um saber-fazer que o/a irá ajudar a posicionar-se perante o mercado, a identificar necessidades e gerar oportunidades, a criar e agregar valor nos produtos e serviços, a desenvolver estratégias de comunicação e venda que optimizem a relação entre a sua empresa e os seus clientes.
● CONSTITUIÇÃO E INSTALAÇÃO DA EMPRESA
Que forma jurídica pretendo para a minha empresa? Vou criá-la sozinho/ou com outras pessoas? Quais as vantagens em termos contabilísticos e fiscais de adoptar uma determinada forma jurídica? Quais os passos necessários para formalizar a empresa? Como vou contratar os recursos humanos de que necessito? A actividade que pretendo desenvolver está obrigada a algum tipo de licenciamento? E quais os organismos responsáveis para esse efeito? Que marcas e nomes comerciais vou criar? Justifica-se o seu registo/obtenção de patente?
A constituição e instalação de uma empresa assumem várias implicações e requerem um conjunto de procedimentos em conformidade. Da escolha da forma jurídica a outras formalidades legais associadas (registo da empresa / associação, contribuições, contratações, etc.), passando pelos processos de licenciamento e propriedade industrial, resultam diferentes tipos de requisitos e obrigações que regulam o modo de funcionamento da empresa e a vida das pessoas envolvidas. Ciente de que os aspectos jurídico-legais são transversais ao processo empreendedor, a RAIL, através da sua equipa de técnicos e consultores de diferentes entidades e com formações diversas, proporciona respostas integradas e à medida das necessidades manifestadas pelos/as promotores/as nesta área, facilitando a sua relação com a Administração.

 

NOTA: Enquanto entidade credenciada pelo IEFP para prestar Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projectos no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), a ADCMoura presta apoio técnico gratuito, mediante celebração de protocolo com desempregados inscritos em Centros de Emprego, nos domínios do desenvolvimento de competências empreendedoras, na elaboração do plano de investimento e de negócios, no acompanhamento e consultoria após aprovação de projectos (ver informação aqui).