António Garcias: um micro-grande negócio


About the project

por Sónia Pinto, publicado no jornal A Planicie, 15-1-2008

O António Garcias tem 30 anos, reside na Póvoa de S. Miguel e escolheu ser empresário. Era trabalhador por conta de outrem na área da mecânica automóvel e da venda de micro-carros no Redondo quando começou a pensar por que não explorar por conta própria um negócio que se lhe afigurava rentável, por saber que era bom naquilo que fazia e que existia espaço no mercado para mais uma empresa deste ramo.
O microcrédito afigurou-se como a melhor solução de financiamento, dado que o valor a investir era relativamente reduzido. Foi opção do António não empatar demasiado capital em equipamento, numa fase inicial. Decidiu iniciar apenas com o essencial para poder prestar o serviço e esperar para ver, até que o movimento justificasse um maior investimento em equipamento e maquinaria.
Passados cerca de 4 meses da abertura da empresa, com resultados próximos do planeado, estão agora a reunir-se as condições para a abertura de um stand e para melhorar o equipamento da oficina.
Comunicativo por natureza, o António não hesita quanto ao melhor conselho a dar a quem pretende iniciar um negócio: pagar aos fornecedores, manter a contabilidade em dia e, acima de tudo, não acumular dívidas.

incentivo: Microcrédito (Associação Nacional de Direito ao Crédito)