Aura Costa: uma aposta ganha


About the project

por Filipe Sousa, publicado no jornal A Planície, 15-8-2003

A Aura Costa desempenhou até há pouco tempo as funções de operadora de supermercado, inicialmente no já extinto supermercado Jofer, em Moura; mas tarde na empresa Ibérico Supermercados, cuja loja instalada em Moura viria também a ser encerrada. Nesta última era igualmente responsável pelo funcionamento geral, tendo a seu cargo não apenas a gestão do pessoal, mas também a gestão de stoques, encomendas e pedidos, contactos com fornecedores, contabilidade e administração.
Vendo-se numa situação de desemprego no final de 2001, a Aura nunca baixou os braços até encontrar solução que conduzisse a um novo rumo na sua vida. Foi uma questão de transformar as fraquezas em forças e acreditar nas suas capacidades. Apesar da situação complicada em que se encontrava, contava a seu favor trunfos importantes ao nível das experiências e competências adquiridas durante o seu percurso profissional, que podiam ser jogados a qualquer momento na criação do seu próprio emprego e no desenvolvimento de uma actividade de cujos meandros fosse profundamente conhecedora.
E é assim que decide avançar, no início de 2002, com uma ideia de negocia traduzida na constituição de uma unidade empresarial de prestação de serviços na área do comércio a retalho. Conseguido o espaço indicado para desenvolver a actividade proposta, a Aura necessitava ainda de apoios financeiros que lhe permitissem investir tanto na melhoria e adaptação das instalações como na aquisição de equipamentos e máquinas. Nesse sentido, e dada a sua situação de desempregada, recorreu aos programas do IEFP, ao abrigo da medida “Apoios a Projectos de Emprego Promovidos por Beneficiários de Prestações de Desemprego” (ACPE equiparado a ILE), contando ainda com o apoio dos técnicos da ADCMoura na instrução da candidatura, quer na elaboração da memória descritiva, quer na elaboração do plano de investimento.
Em Fevereiro de 2002 abria portas o Mini-Mercado da Porta Nova, estrategicamente localizado na “fronteira” entre a zona histórica da cidade de Moura e os novos bairros residenciais. Esta vantagem de localização conjuga-se com uma oferta de produtos de qualidade e o mais diversificada possível atendendo às actuais necessidades de consumo, que vão dos produtos frescos e do dia aos produtos de mercearia, passando pelos congelados, e também com um atendimento personalizado onde o cliente pode, por exemplo, encomendar produtos tradicionais da região e outros. Por isso, o balanço que a Aura faz desta fase inicial do negócio é positivo e corresponde às expectativas criadas. Esta avaliação reflecte uma aposta muito clara na qualidade, a todos os níveis, única forma de garantir a sustentabilidade da empresa e a fidelização de cada vez mais clientes.
Já sabe, quando passar pela Porta Nova, não deixe de visitar este espaço comercial onde há de tudo um pouco.

incentivo: ACPE/ILE

contacto
Aura Costa