José Cândido Fragoso: Um negócio de fazer crescer água na boca


About the project

por Sónia Pinto, publicado no jornal A Planície, 15-7-2004

Em Novembro de 2003, a Pastelaria Amorosa abriu com nova gerência. Tratou-se de um acontecimento que certamente não passou despercebido à maioria dos mourenses, pois é um daqueles estabelecimentos com história e carisma, pela tradição de qualidade que lhe está associada.
O novo gerente, José Cândido Fragoso, é um jovem com formação e uma experiência de vários anos no ramo do fabrico de pastelaria, que resolveu criar a sua própria empresa, usufruindo dos apoios disponíveis. Começou por se informar sobre o programa apoios à Contratação do IEFP, que atribui um subsídio à criação de novos postos de trabalho, e para a instrução de todo o processo de candidatura recorreu à ADCMoura. Foram ajudas indispensáveis, uma vez que o apoio financeiro veio permitir-lhe fazer face a parte das despesas com a contratação de três pessoas, e o acompanhamento técnico da ADCMoura foi a solução para o seu desconhecimento em relação aos procedimentos associados à elaboração de uma candidatura a financiamento.
A forma como o negócio tem evoluído é considerada muito satisfatória, ao ponto de o proprietário estar a ponderar criar um quinto posto de trabalho (depois de ter contratado o quarto elemento já numa fase posterior à aprovação do Apoio à Contratação). Entretanto, houve necessidade de modernizar o equipamento de modo a introduzir melhorias no processo de gestão e produção da empresa, de computadores e impressoras a batedeiras e amassadeiras, passando por câmaras frigoríficas, forno, balança, etc. Necessidade plenamente satisfeita com uma candidatura à Iniciativa Comunitária Leader+, no âmbito da Acção "Transformação de Recursos Endógenos", uma vez mais instruída pela ADCMoura.
O José Cândido pensa, agora, reunir todas as condições para fazer jus e mesmo aumentar a boa fama do estabelecimento. De entre as especialidades da Pastelaria Amorosa, salientam-se os "Porquinhos de Doce", feitos à moda antiga, isto é, com todos os ingredientes a serem confeccionados na própria pastelaria, o que acontece, de resto, com todos os outros recheios utilizados. Aliás, um dos princípios da Amorosa é o de usar exclusivamente receitas caseiras no fabrico integral dos bolos.

incentivos: Apoios à contratação (IEFP) e Programa Leader + / Margem Esquerda do Guadiana

contacto:
José Cândido Fragoso
R. Miguel Bombarda, 13 - 7860 Moura
Tel.: 285252223