José Pires: forjar o destino


About the project

por Filipe Sousa, publicado no jornal A Planície, 15-4-2002

No concelho de Moura não deve haver muitos como ele. O José Baptista Pires, nascido e vivendo ainda na aldeia de Safara, continua, com a sua perseverança e sabedoria, a abraçar o ofício de ferreiro, apesar das dificuldades para manter aquilo que lhe dá tanto gosto fazer. Ele é seguramente um dos derradeiros representantes de uma tradição de muitos séculos nesta zona do Alentejo, transmitida através de gerações a fio de mestres forjadores, que incluem o seu avô, Bento Pires, e o seu pai, José Tereno Lucas Pires.
Iluminada a forja da sua oficina, que conta ainda com um fole centenário, é ver e ouvir o José Pires a despenhar o martelo de encontro à bigorna onde afeiçoa gatos de lareira ou cães de fogo, aldrabas, candeeiros, cata-ventos, cabides, castiçais, tocheiros, fateixas, revisteiros, suportes para chapéus de chuva, camas, mesas, cadeiras, cadeirões ou o que se quiser, de acordo com experiência e criatividade do autor. São peças com assinatura, autênticas obras de arte, e que não há duas iguais, e em que é patente o compromisso entre a tradição e a modernidade, através de um design sugestivo. São peças que, pela sua qualidade, precisam de ser divulgadas em mercados mais amplos e compensadores; e foi precisamente isso que aconteceu entre 16 e 24 de Março de 2002, com a presença das peças do José Pires na Ovibeja.
Esta participação contou com o apoio da ADCMoura ao nível da decoração e presença de um seu colaborador no stand bem como na elaboração de um cartão pessoal e promocional da actividade do artesão integrado na colecção "Gente com Iniciativa".


OBRA DE JOSÉ PIRES DESPERTA INTERESSE

por Filipe Sousa, publicado no jornal A Planície, 15-10-2002

Depois de ter contado com o apoio da ADCMoura na divulgação do seu trabalho, que ainda agora continua, o José pires, jovem ferreiro residente em Safara, recebe a visita do Programa Regiões, da Rádio Televisão Portuguesa, que lhe dedicou uma interessante reportagem, a mesma que foi apresentada no programa Acontece, da RTP2, com a assinatura do jornalista Carlos Pinto Coelho. Em consequência desta crescente notoriedade, bem justificada pela qualidade da sua obra, o José pires foi eleito o "artesão do mês" pela revista Bricolage & Decoração, no se número de Outubro, que lhe dedica uma entrevista de três páginas sob o título "Criatividade e competência: na calma solidão do Alentejo...". Parabéns ao mestre!