Maria Leonor Almeida: mil e um pontinhos


About the project

por Sónia Pinto, publicado no jornal A Planície, 15-10-2006

O contraste entre o computador portátil ligado à internet e o tapete de Arraiolos inacabado é o que em primeiro lugar prende a atenção de quem entra na loja da Maria Leonor Almeida, em Amareleja.
Aberto desde Agosto de 2006, este espaço é um misto de retrosaria e oficina de tapetes de Arraiolos, que a Maria Leonor (Bia como todos lhe chamam) vai elaborando de acordo com as encomendas das clientes ou com o seu gosto pessoal. A inspiração provem das revistas de tapetes; a técnica, essa, foi aprendida num curso de formação profissional nesta área e aperfeiçoada em casa com a ajuda da mãe, que os sabe fazer desde sempre.
A loja oferece uma gama variada de cores de lãs para tapetes, bem como outros artigos necessários ao ofício da tapeçaria. Além dos tapetes expostos, é possível ao cliente consultar um catálogo com diferentes tipos de tapetes, que inclui não só os motivos tradicionais do Arraiolos, mas também algumas peças mais inovadoras, com recurso ao desenho abstracto, ideais para conjugar com decorações de tipo contemporâneo.
Passo a passo (ou ponto a ponto), a Maria Leonor vai concretizando os seus projectos relacionados com o novo negócio, que são muitos, mas terão necessariamente de ser feitos de forma faseada.
Com o apoio da ADCMoura, apresentou recentemente uma candidatura ao programa Microcrédito, que já foi aprovada, para obter um empréstimo que lhe permitirá reforçar o stock. É um bom começo!

contactos:
Maria Leonor Almeida
M R. Assaboeira, 2A, Amareleja
T 969286390

incentivo: Microcrédito (Associação Nacional de Direito ao Crédito)