Pedro Palma: uma boa dose de conselhos nunca fez mal a ninguém


About the project

por Sónia Pinto, publicado na jornal A Planície, 15-9-2005

No dia 26 de Agosto de 2005, pela hora da calma, fomos bater à porta do sr. José Luís Cravinho, de Vale de Açor de Baixo (concelho de Mértola), proprietário de uma salsicharia, gerida em sociedade com a sua mulher. O contacto foi estabelecido a pedido do Pedro Palma, um jovem da Póvoa de S. Miguel, interessado em conhecer a experiência de um empresário no ramo da transformação de carnes, de acordo com métodos tradicionais.
O que se previa ser uma simples visita às instalações, para conhecer as normas e procedimentos associados ao licenciamento de uma unidade de transformação de carnes, revelou-se uma verdadeira troca de experiências, tendo o nosso anfitrião dado a conhecer muito do seu percurso como empresário, sobre as dificuldades encontradas e sobre as estratégias que adoptou para garantir a sobrevivência do seu negócio, num enquadramento legal e económico que todos sabemos ser pouco favorável.
À boa maneira alentejana, fomos recebidos de forma hospitaleira com uma prova de produtos (presunto, chouriços, paios) confeccionados exclusivamente a partir de carne de porco alentejano.
Mais uma vez, considerámos que a Sessão de Sensibilização organizada com o objectivo de aumentar o conhecimento deste jovem empreendedor (e dos seus parceiros de negócio) sobre a actividade a que se pretende dedicar atingiu os objectivos previstos, tendo sido passada a mensagem da importância que assumem a qualidade e a certificação como factores de diferenciação e, afinal, como a "arma" que permite a estas pequenas iniciativas conquistarem e manterem o seu lugar no mercado.

apoio: Sessão de Sensibilização (conhecimento de boas práticas)