SERVIÇOS AGRÍCOLAS PARA TODAS AS ESTAÇÕES


About the project

SERVIÇOS AGRÍCOLAS PARA TODAS AS ESTAÇÕES

por Filipe Sousa, 8/11/2017

É um dos rostos da nova agricultura dinamizada pelo regadio de Alqueva. Aos comandos do tractor agrícola, que reboca uma colhedora, Luís Sousa gastará cerca de uma semana a percorrer catorze hectares de terra, nas proximidades de Quintos, sobre os quais parece que se abateu um nevão.

Mas estamos em pleno Verão e o pretenso manto de neve é afinal o resultado de toneladas de cebola-branca espalhadas pelo campo a perder de vista e que aguardam a passagem das máquinas manobradas pelo Luís e pelo seu irmão.

Posicionados os rodados nas entrelinhas da plantação, tractores e reboques avançam lentamente, ao ritmo em que as cebolas sobem nos tapetes de carga para serem escolhidas por mãos treinadas nas passadeiras de triagem.

Quando cheios, os reboques encostam, à vez, ao TIR de serviço para a trasfega da colheita. Com a carga de vinte e oito toneladas pronta, o camião arranca então em direcção a Badajoz, onde se localiza a unidade fabril que transforma as cebolas alentejanas em produtos desidratados e liofilizados. Só desta fábrica sai o equivalente a metade da cebola desidratada consumida nos restaurantes, espalhados por vinte e um países europeus, de uma das maiores cadeias de comida rápida do mundo.

Entretanto, outro camião se perfila para receber novo carregamento, enquanto outro espera a sua vez e um terceiro vem a caminho. Estima-se que, destes catorze hectares, saiam qualquer coisa como quinhentas toneladas de cebolas.

Na semana seguinte, o Luís continuará a prestar idênticos serviços nos campos em redor de Baleizão. E depois, até ao início do Outono, em mais parcelas dos concelhos de Serpa e Beja. Concluída a campanha da cebola, aguarda-o um novo ciclo de trabalhos até à Primavera, ligado à colheita de azeitona, poda e desinfecção de oliveiras. E assim sucessivamente, nos anos mais próximos.

Para concretizar o seu projecto de prestação de serviços agrícolas, gerador de nove postos de trabalho, o empresário beneficiou de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projectos prestado pela ADCMoura no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, apoio esse traduzido na elaboração do Plano de Negócios e estudo de viabilidade económica e financeira.

Incentivos: Apoios à Criação do Próprio Emprego por Beneficiários de Prestações de Desemprego (CPE/IEFP), prestado pela ADCMoura/RAIL no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego.

Contactos:
Luís Sousa
Rua do Rossio, nº 28 7830-371 Serpa 967159149