Sofia Reis: «enche o papo» com novidades


About the project

por Sónia Pinto, publicado no jornal A Planície, 1-11-2004

A falta de diversidade no ramo da restauração, cafés e similares, situação que, em Moura, até há pouco tempo configurava uma lacuna importante, tem vindo a ser colmatada pelo surgimento recente de alguns estabelecimentos, que vieram criar alternativas às tradicionais refeições de faca e garfo e aos snacks mais usuais.
O “Enche o Papo” é um desses novos espaços que apostou, e refira-se que com sucesso, nas refeições ligeiras à base de sandes, cachorros, bifanas, saladas, sopas e sumos naturais, tirando partido de uma crescente apetência por este tipo de refeições por dos residentes e trabalhadores da cidade. Sendo diversas as motivações dos frequentadores deste estabelecimento – que podem estar relacionadas com a maior rapidez do serviço, os preços mais em conta, a possibilidade de fazer uma refeição mais leve e até mesmo mais light, por comparação com aquilo que é possível encontrar num restaurante mais tradicional – o que é certo é que a adesão dos mourenses à nova casa das sandes tem sido surpreendentemente elevada se considerarmos que o negócio se encontra ainda numa fase de lançamento.
Com pouco mais de dois meses de funcionamento, o “Enche o Papo” já fidelizou alguma clientela, constituída maioritariamente pelos mais jovens. A proprietária, a Sofia Reis, atribui esta boa aceitação precisamente ao factor novidade, à grande variedade de sandes e outros produtos que oferece aos seus clientes, sem esquecer, claro, a popular modalidade take away.
Como principais apoios para a concretização deste projecto destaca o apoio financeiro do IEFP pela contratação de duas funcionárias (modalidade Apoios à Contratação), o apoio técnico da RAIL no processo de candidatura e, acima de tudo, a ajuda preciosa da família e amigos em diversos momentos.
Sendo ainda cedo para fazer uma avaliação objectiva sobre a rentabilidade do negócio, já é notório que o movimento justifica a contratação de uma nova funcionária, a tempo parcial, para fazer face ao volume de trabalho, que é bastante grande por envolver em simultâneo a preparação dos alimentos e o atendimento.
Na opinião da Sofia, a principal dificuldade que se coloca aos novos empresários de Moura é a falta de apoios financeiros mais substanciais, que ajudem a fazer face ao grande investimento que é necessário realizar. No entanto, está confiante que, com muito trabalho e alguma visão para o negócio, conseguirá levar a sua iniciativa empresarial a bom porto. Assim, os fãs das sandes poderão sempre contar com a introdução de novos sabores e a diversificação da oferta em geral. Até lá, para aqueles que ainda não conhecem, a gerência recomenda as Sandes de Peitinhos de Frango. Experimente!

incentivo: Apoios à Contratação (IEFP)

contacto:
Sofia Reis
M R. Bica dos Quartéis, nº 2 7860-129 Moura
T 285253048