ADCMoura_MEDISS  

Apresentação
do Projecto

Com o projecto MEDISS visa-se construir uma rede transnacional com o objectivo de favorecer o desenvolvimento da fileira mediterrânica dos “aromas e sabores” sustentando-a na inovação e nos princípios do desenvolvimento sustentável.

Dadas as características, comuns na região Mediterrânica, de muitos dos produtos e serviços, esta fileira pode beneficiar plena e rapidamente da criação duma rede transnacional de actores e da transferência de know-how e de competências técnicas e científicas.

Trata-se, com este projecto, de capitalizar os pontos fortes destes sectores no Mediter­râneo (naturalidade, autenticidade, identidade) para promover um desenvolvimento dinâmico de toda a cadeia produtiva.

Objectivo Geral

Maximizar a competitividade e os benefícios económicos da fileira “aromas e sabores”, através de uma abordagem integrada das competências científicas, do know-how das empresas, do efeito de rede e das oportunidades do território.

Objectivos Específicos

1. Partilha e aprofundamento de conhecimentos sobre os processos e as políticas de desenvolvimento dos sectores dos “aromas e sabores” (estratégia, organização…).

2. Melhoria do conhecimento técnicos e científicos através da partilha de competências e know-how, para promover o desenvolvimento sustentável destes sectores e das suas empresas.

3. Acompanhamento dos esforços de investigação e desenvolvimento das empresas, nomeadamente as PME, que lhes permitam adaptar-se às exigências regulamentares, identificar novos produtos de qualidade, respeitadores da segurança dos consumidores e de valores ambientais.

4. Reforço das capacidades técnicas e económicas das empresas destas fileiras. Em suma, tornar estes sectores e as suas empresas mais competitivos e bem sucedidos nos mercados internacionais.

> Histórico

> Folheto do projecto

> MEDISS.eu

 

Contactos

Logo ADCMoura
Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura
> Tv. Misericórdia, nº4, 1º, 7860-072 Moura, Alentejo, Portugal
> TEL +351 285 254931
> FAX +351 285 253160
> adcmoura@adcmoura.pt
> www.adcmoura.pt

2º Encontro Regional do Projecto MEDISS

Produção e recolha sustentáveis de plantas autóctones do Alentejo como actividades complementares dos sistemas tradicionais de montado e olival

Portel, 30 Novembro 2009

O projecto MEDISS – MEDiterranée Innovation Senteurs Saveurs é um projecto transnacional (envolvendo diversas regiões de França, Itália e o Alentejo, em Portugal), através do qual se pretende criar uma rede mediterrânica, inovadora e baseada nos valores do desenvolvimento sustentável, ligada aos sectores dos “Aromas & Sabores”, que apoie os diversos actores nas suas actividades de investigação e inovação e na superação dos seus desafios.
 
É neste contexto, favorecido em concreto pelas experiências e competências apresentadas pelos parceiros franceses, mas igualmente pela observação duma dinâmica regional actual em favor da valorização económica dos recursos silvestres, que surge a oportunidade para reflectir e trabalhar sobre as potencialidades de desenvolvimento da fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) no Alentejo.

Este segundo Encontro inscreve-se nas actividades de diagnóstico regional sobre esta fileira, dedicando-se em particular às actividades de produção e recolha e à reflexão sobre a sua potencial complementaridade com a exploração dos montados e dos olivais tradicionais. Trata-se de um espaço de participação e debate abertos, a partir da apresentação das experiências de dois produtores desta região.

Programa

Auditório da Feira do Montado

14.30

Abertura do Encontro | Norberto Patinho (Presidente da Câmara Municipal de Portel)

14.45

Apresentação breve do Projecto MEDISS - Méditerranée Innovation Senteurs Saveurs | Clara Lourenço (ADCMoura)

15.00

Mesa Redonda e debate, com a participação de:
Willemine de Jongh (5ª Essência), produtora do concelho de Portel
António e Joaquim Cunha (Monte do Menir), produtores do concelho de Monsaraz.
Tópicos para o debate:

  1. Experiências de produção e transformação de plantas do Alentejo
  2. A fileira das plantas aromáticas e medicinais e suas complementaridades com outros sectores e produtos
  3. Formas de participação e cooperação nas actividades de produção, transformação e comercialização de plantas aromáticas e medicinais

16.30

Síntese dos resultados do debate

17.00

Encerramento do Encontro

O debate será acompanhado com chá e bolos com plantas do Alentejo e por uma mostra de produtos com recurso às PAM.

> Inscrições fechadas

Para mais informações > contacte-nos

 

Parceria

Université Européenne des Senteurs & des Saveurs     Università degli studi di Catania     FranceAgriMer      Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura      Eurobic     Agenzia dei Servizi Formativi della Provincia di Cuneo

SUGO Design
http://www.programmemed.eu/index.php?id=13941&L=