Metodologia

 

rail serviçosA metodologia RAIL constitui um processo integrado que permite o apoio em diferentes fases da criação e da consolidação de empresa/ associação.

A amplitude deste apoio pode ir da concepção, maturação, teste e experimentação da ideia de negócio, sem a criação formal da empresa, até à criação da empresa e ao acompanhamento pós-criação. No fundo, trata-se de fases distintas, mas articuladas entre si.

Tal não implica a obrigatoriedade do/a utilizador/a estar envolvido/a em todas as fases, excepto na fase de acolhimento, que marca o início do processo de acompanhamento.

O/A utilizador/a pode assim optar pelas fases que melhor se coadunam com as suas necessidades de apoio. Esta escolha deverá no entanto ser orientada e definida previamente na fase de acolhimento, após o conhecimento da situação do/a utilizador/a.

O/A acompanhamento é prestado por um/a Técnico/a responsável que se articula com uma equipa de consultores especialistas nos mais variados domínios do processo empreendedor, proporcionando um serviço completo e personalizado, orientado para a satisfação das necessidades dos/as utilizadores/as.

Fases da metodologia RAIL
Acolhimento
A fase de acolhimento é a única fase de passagem obrigatória a quem queira usufruir do apoio da RAIL e marca o início do processo de acompanhamento. Decorre na sede da ADCMoura e consiste numa sessão, que deverá ser agendada com antecedência, em que um/a Técnico/a de Acompanhamento recebe individualmente os/as utilizadores/as e se inteira das suas necessidades, dando previamente a conhecer a metodologia RAIL, as diversas fases que a integram e ainda o preçário dos serviços, se a natureza dos serviços prestados o justificar.
O preenchimento de uma ficha de inscrição com os dados principais sobre a situação do/a utilizador/a marca a abertura do seu processo, ao qual é atribuído um número de código.
Em função do apoio pretendido, o/a utilizador/a deverá assinar um Contrato de Acompanhamento com a RAIL, para definição dos compromissos de ambas as partes.
A - Diagnóstico
É a fase em que se analisa o perfil do/a utilizador/a, as suas motivações, competências técnicas e pessoais, o ponto de situação da ideia de negócio, a avaliação prévia das suas possibilidades e os moldes do apoio a conceder.
Quando solicitado o apoio na estruturação da ideia de negócio, serão inicialmente avaliadas as principais características da ideia e o seu grau de maturação e, num momento posterior, as motivações e o tipo de competências do/a utilizador/a face ao negócio a criar.
No primeiro caso intervirá um/a Técnico/a de Acompanhamento e no segundo caso um/a Psicólogo/a responsável pelo Balanço de Competências Empreendedoras, que nesta fase aplicará um teste para avaliar previamente as motivações pessoais do utilizador/a.
B - Plano de Negócio / Formação (fase facultativa)
Trata-se da fase de prestação de apoio, articulando consultoria e formação, nas várias fases do processo empreendedor: desde o diagnóstico das oportunidades, a análise aprofundada das motivações e predisposição pra empreender até à construção e teste de um Plano de Negócio, passando pelo desenvolvimento e viabilidade da ideia inicial.
A oferta de serviços contempla, por um lado, a construção gradual do Plano de Negócio através da utilização de metodologias específicas e ainda do preenchimento gradual do Caderno do/a Empreendedor/a e, por outro lado, a frequência de um itinerário formativo personalizado, em formato à la carte, em função das necessidades e do perfil dos/as utilizadores/as.
A oferta formativa contempla uma componente geral e outra específica directamente relacionadas com as diversas etapas da construção do Plano de Negócio, o qual culmina na sua apreciação e validação por um painel de avaliadores pertencentes às entidades que integram o RAIL, a quem compete as tarefas de avaliação e de definição de recomendações e sugestões de melhoria.
C - Candidaturas a incentivos (fase facultativa)
Nesta fase é prestada informação à medida das características e necessidades do negócio, essencialmente sobre sistemas de apoio financeiro à criação e modernização de empresas e à criação de postos de trabalho e sobre legislação sectorial em vigor, relativa a licenciamentos e normas que regulamentam a actividade.
D - Constituição/Instalação de empresas (fase facultativa)
Esta é a fase que se prende com a orientação do processo de instalação da empresa (constituição, licenciamento, autorizações, publicidade, etc.), recorrendo à colaboração de consultores especialistas nas áreas da contabilidade, gestão de empresas, arquitectura, direito, psicologia, recursos humanos, design e outras, que prestam esclarecimentos, dão pareceres e apoiam na resolução de problemas técnicos específicos.
É um/a Técnico/a de Acompanhamento que estabelece a ligação entre o/a utilizador/a e os restantes elementos da equipa RAIL.
Esta consultoria decorre na sede da ADCMoura, em outros locais de conveniência mútua do/a consultor/a e do utlizador/a ou através da partilha de ficheiros Googledocs entre ambos.
Todos os casos de utilizadores/as apoiados/as na constituição/instalação da empresa serão divulgados nesta página Web e no jornal A Planície, de Moura.
E - Acompanhamento pós-criação (fase facultativa)
Nesta fase é prestado apoio corrente durante os primeiros tempos de gestão do negócio (6 meses), que inclui procedimentos fiscais, organização contabilística, legislação laboral e igualdade de oportunidades no trabalho, responsabilidade social e ambiental, elaboração de documentos, comunicação, imagem, necessidades de formação (articular com a fase B), etc, prestado pela equipa de consultores especialistas (ver fase D).
O/A Técnico/a de Acompanhamento procede a uma análise geral da empresa e em função das necessidades identificadas faz o reencaminhamento para os consultores.

Acesso reservado a consultores

Esta metodologia foi desenvolvida durante o Projecto “Empreendedorismo”, inserido no Plano de Acção “Regeneração Urbana do Centro Histórico de Moura” (Regulamento Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”.