Ana Mendes: casa do sol nascente


About the project

por António Gato, publicado no jornal A Planície, 15-7-2005

A abertura de um café numa aldeia tem sempre uma forte repercussão na vida da comunidade. Nunca faltam os entusiastas frequentadores do novo espaço, satisfeitos pela existência de um novo local de convívio, nem os mais cépticos em relação a essa vantagem. O novo Café Sol Nascente, situado em santo Amador, não foi excepção, como de resto já era esperado pela proprietária, a Ana Maria Mendes, praticamente recém-chegada da Suiça, onde esteve emigrada durante vinte anos.
Ao planear o regresso definitivo à terra, a ideia de abrir um café que pudesse oferecer algo de diferente aos habitantes de Santo Amador, aproveitando ao mesmo tempo a crescente notoriedade da aldeia entre os visitantes do concelho, pareceu-lhe ter pernas para andar.
Tendo tido conhecimento da existência do gabinete de apoio à iniciativa empresarial da ADCMoura/RAIL, foi aí que se informou sobre a possibilidade de obter um apoio financeiro para a criação do negócio e que conseguiu o apoio necessário à elaboração da candidatura à modalidade Iniciativas Locais de Emprego, incluindo o processo de licenciamento. O projecto viria a obter aprovação em Junho de 2005, para a totalidade do financiamento solicitado.
O novo café tem apostado essencialmente no serviço de lanches e pequenos-almoços, sendo que os últimos podem ser servidos a partir das 7.30h. A vantagem reside no facto de ser o único café da aldeia ao dispor dos que têm o hábito de madrugar, quer seja por obrigações profissionais, quer seja por gosto. Refira-se que, para a proprietária, isso não representa nenhum esforço adicional, pois adquiriu o costume de “cedo erguer” durante o período em que trabalhou na Suiça.
Os petiscos também agradam a muita gente. Os mais pedidos são as amêijoas, as gambas fritas, os chocos, as asinhas de frango e as moelas. Bom apetite!

incentivo: ILE – Iniciativas Locais de Emprego (IEFP)

Café Sol Nascente
M R. Poço, 2 Santo Amador
T 961849751