Madalena Moita: o café Cantos de João Mendes


About the project

por Sónia Pinto, publicado no jornal A Planície, 1-4-2004

Quando pensou dedicar-se a um negócio deste tipo, a Madalena Moita já sabia bem com o que podia contar: trabalho e mais trabalho! Mas como o trabalho foi coisa que nunca a assustou, decidiu então avançar. Contactou a ADCMoura para saber quais os apoios existentes para a criação de empresas e encontrou, em conjunto com os técnicos da Associação, a melhor solução para o seu caso: uma candidatura ao programa CPE do IEFP, que viria a ser aprovada.
Hoje, passados seis meses à frente do café Cantos João Mendes, mostra-se bastante satisfeita com a forma como tudo está a correr. A freguesia nunca lhe faltou e graças ao apoio recebido tem conseguido fazer face a todas as despesas de instalação e funcionamento.
A Madalena acredita que o sucesso do seu negócio está relacionado com a sua capacidade de diversificar nos petiscos que confecciona. Só não se dedica mais à cozinha e em particular à doçaria, área em que possui formação profissional, porque lhe falta tempo. De facto, num café há inúmeras tarefas que é necessário assegurar em simultâneo e a ajuda pontual dos familiares, ainda que bem vinda, não é suficiente para dar conta do recado ao balcão e às mesas e ao mesmo tempo cozinhar e fazer doces. A contratação de uma funcionária não está posta de parte, mas prefere aguardar mais uns tempos para ver a evolução do negócio.
Convencida de que não basta ter uma porta aberta, a Madalena não tem descurado nenhum pormenor, tendo vindo a introduzir pequenas melhorias no estabelecimento à medida das suas possibilidades (novas prateleiras, equipamentos de copa, ar condicionado, etc.). Além disso, recorre frequentemente ao apoio da ADCMoura para a elaboração de documentos personalizados, como anúncios, preçários e ementas.

incentivo: CPE - Criação do Próprio Emprego (apoio a projectos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego), IEFP