Maria Godinho Fialho: Engo’Maria, um negócio que promete


About the project

por Sónia Pinto, publicado na jornal A Planície, 15-6-2004

Abriu do dia 15 de Março de 2004 um novo serviço na vila de Pias: a engomadoria de Maria Godinho Fialho, uma residente na Póvoa de S. Miguel que decidiu tirar partido das oportunidades e apoios ao seu dispor enquanto desempregada, para se lançar no mundo dos negócios.
A ambição de ter a sua própria empresa já era antiga e quando soube do curso "Empreendedorismo e Criação de um Pequeno Negócio", que a ADCMoura desenvolveu entre Maio e Junho de 2003, não hesitou em inscrever-se, tendo tirado o máximo partido dos conhecimentos adquiridos para a elaboração do seu plano de negócio e para escolha de um programa de incentivos onde os eu projecto pudesse ter enquadramento.
Após conclusão do curso, procurou a ADCMoura para obter apoio na elaboração da candidatura ao programa CPE do IEFP, que viria a ser entregue em Dezembro do ano passado, depois de ultrapassados uma série de obstáculos relacionados com a instalação da empresa. Neste processo a Maria demonstrou ter a persistência necessária nestas andanças, não se tendo deixado desmotivar pelo facto de não existir em Moura (a sua primeira escolha para instalação da sua empresa) um espaço com as características adequadas. Pelo contrário, explorou outras alternativas e veio a fechar negócio para um espaço em Pias.
A Engo'Maria presta serviços de engomadoria, incluindo a recolha e entrega da roupa, a um já razoável número de clientes residentes em Pias e em Moura. O seu lema: mais importante que a quantidade é a qualidade do trabalho, pois é assim que se fidelizam os fregueses. Talvez em parte devido aos preços competitivos que pratica, o crescimento do negócio tem sido notório.A empresária tem inclusivamente projectos para expandir a actividade, mas mais não dizemos que são segredos do negócio!

incentivo: CPE - Criação do Próprio Emprego (apoio a projectos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego), IEFP